A astronomia , ela é muito interessante , os fenômenos são lindos , e hoje vamos falar sobre um visível a olho nu , e é o Eclipse Lunar TOTAL.
O eclipse lunar previsto para abril de 2014 vai chamar a atenção porque será completamente visível em todos os lugares do Brasil. Diferente do último, a Lua não estará próxima do horizonte – mas bem alta – o que facilitará a observação de todas as suas etapas. Em setembro de 2015, outro eclipse lunar total presenteará os brasileiros com uma visão completa do fenômeno.
Em 15 de Abril de 2014 teremos o 1º eclipse lunar total do ano, e poderá ser visto em todo o Brasil. Na ocasião, a Lua vai entrar totalmente na sombra da Terra e estará bem acima do horizonte.
No eclipse lunar, a Terra projeta uma sombra na Lua, que pode assumir a cor vermelha em sua área de penumbra, ou mais escura e cinza, quando a Lua entra na “umbra”. O fenômeno pode ser observado a olho nu, desde que seja noite durante o eclipse (que pode durar até cerca de 4 horas) e a Lua esteja acima do horizonte.
O tom avermelhado se deve à refração e dispersão da luz do Sol na atmosfera terrestre, que desvia apenas alguns comprimentos de onda. É o mesmo fenômeno que acontece durante o nascer e o pôr do sol.
Eclipse total da Lua – 15 de Abril de 2014
- Lua entra na penumbra: 04:53 TU (Tempo Universal)
- Lua entra na sombra: 05:58 TU
- Início do eclipse total: 07:06 TU
- Meio do eclipse: 07:45 TU
- Fim do eclipse total: 08:24 TU
- Lua sai da sombra: 09:33 TU
- Lua sai da penumbra: 10:37 TU
Os locais mais privilegiados para observar este eclipse são leste da Ásia, leste da Austrália, Oceano Pacífico, América do Norte, América do Sul e Oceano Atlântico.
Postado Por : Nívia Ribeiro 8º Ano A
Nenhum comentário:
Postar um comentário